Suzano obtém licença para plantio de eucalipto em Itamaraju e região


A Suzano Papel e Celulose obteve no último dia 10 de agosto uma autorização junto ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), para alterar uma licença prévia concedida através da Portaria nº 9203/15, visando iniciar e aumentar o plantio de eucalipto nos municípios em Itamaraju, Itabela, Porto Seguro e Guaratinga.

A licença de alteração é válida até 2020 e prevê o plantio florestal de eucalipto em uma área de 10 mil hectares mediante o cumprimento da legislação vigente.

A decisão foi publicada no diário oficial do Estado da Bahia de 11 de agosto e refere-se exclusivamente a análise de viabilidade ambiental.

Desde 2017 que a empresa busca, através da gestão municipal e do líder do PSDB Jorge Almeida, a liberação do plantio de eucalipto em Itamaraju. No entanto, na cidade há legislação específica que limita o plantio, e a área permitida é bem menor que os 10 mil equitares pleiteados pela Suzano.

Líderes de movimentos ligados à terra planejam realizar protestos para impedir o avanço da monocultura do eucalipto na cidade de Itamaraju, que é um dos poucos municípios que ainda não foi tomado pelo “deserto verde”, como é popularmente conhecida as grandes plantações de eucalipto na região.