PRF resgata mais de 200 animais silvestres no sul da Bahia


Policiais Rodoviários Federais resgataram na madrugada dessa segunda-feira (18), cerca de 200 aves silvestres transportadas ilegalmente. O resgate aconteceu durante fiscalização no KM 444 da BR-101, trecho do município baiano de Ubaitaba, quando visualizaram os PRFs condutor de um Renault/Clio, engatando marcha ré no veículo ao perceber a presença policial. A equipe deslocou-se para acompanhar o automóvel, e no momento da abordagem, visualizou diversas gaiolas vazias em seu interior.

Questionado pelos policiais, o motorista informou que estava transportando dois pássaros da espécie papa-capim. Contudo, ao verificar o interior do veículo, a polícia encontrou diversas caixas escondidas sob as gaiolas vazias.

Dentre as espécies, estavam pássaros conhecidos popularmente por papa-capim, canário-da-terra, azulão, trinca-ferro e maria-fita. Além disso, dentro de um saco de nylon, os agentes encontraram quatro cágados-de-barbela e 16 gaiolas vazias, que segundo o condutor, seriam revendidas na cidade de Lauro de Freitas/BA.

Muitas aves apresentavam lesões no bico e na cabeça possivelmente por conta das precárias condições de transporte. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor do condutor, que responderá na Justiça de acordo com a legislação ambiental.