Em greve, professores da rede municipal de Alcobaça bloquearam a BA-290 durante protesto


Alcobaça: Professores da rede municipal de Alcobaça, no sul da Bahia, realizam uma manifestação na BA-290, em trecho da própria cidade. Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a manifestação começou por volta das 7h de ontem segunda-feira (2) e bloqueia o trânsito no local. A categoria está em greve desde terça-feira (27).

Ainda segundo a polícia, os professores ocupam toda a via, nas proximidades do distrito de São José. Por conta disso, o trânsito está bloqueado tanto para quem segue sentido Alcobaça, quando para Teixeira de Freitas. Os professores usam cartazes e bandeiras, além de vários objetos queimados na via.

O grupo protesta contra um projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores, que, segundo os docentes, vai tirar direitos da categoria.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), o projeto deve cortar reajuste salarial, eleições de diretores de forma democrática, progressão continuada do salário, gratificação por estímulo e estabilidade no trabalho.

Segundo a APLB, na sede do município todos os professores aderiram, mas escolas da zona rural funcionam parcialmente.

Por conta da manifestação desta segunda, equipes da PRE estão no local para administrar a situação. Este é o segundo protesto em menos de uma semana.

Fonte: G1