Conheça as Estrelas do 13º Festival Gastronômico e Cultural em Prado



capa

Clássicos do Cinema

28 de Dezembro de 1895, foi considerada uma data  especial no que refere à história do cinema pois, os Irmãos Lumière em Paris fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento ao qual chamaram Cinematógrafo. O evento causou comoção nos 30 e poucos presentes, a notícia se alastrou e, em pouco tempo, este fazer artístico conquistaria o mundo e faria nascer uma indústria multibilionária. O filme exibido foi L’Arrivée d’un Train à La Ciotat. Daí nasceu a 7ª Arte.

O cinema baseia-se em projeções públicas de imagens animadas. Nasceu de várias inovações que vão desde o domínio fotográfico até a síntese do movimento. De lá pra cá a indústria cinematográfica só evoluiu e hoje toda produção nos emociona na telona dos cinemas do mundo todo.

Mas o que torna o filme um clássico? Um filme é clássico independentemente da época ou do tempo da produção ou até mesma da qualidade do filme. Podemos medir o sucesso de um filme de diferentes maneiras: o retorno financeiro e de vendas, número de público, audiência em exibições na televisão, participação e prêmios em festivais de cinema, venda de DVDs e outros produtos, avaliação da crítica e algum tipo de marca que o filme deixa em termos culturais (um personagem, uma fala, uma música, uma cena…), seja pela história ou alguma inovação.

Pensar de um modo geral o que faz ou não um filme se tornar um clássico é uma tarefa difícil, já que isso pode depender de muitos fatores e também do momento em que o filme foi lançado. Algumas vezes o caminho é mais rápido e fácil, outras vezes leva anos e algumas releituras. E mesmo que o filme seja considerado um clássico por qualquer motivo, não significa que todas as pessoas vão querer ver, talvez por falta de interesse ou conhecimento. Afinal, cada pessoa tem seus próprios requisitos na hora de escolher um filme pra assistir.

A proposta do 13º Festival Gastronômico foi de desafiar os cheffs a criar, ou elaborar uma releitura de um prato inspirado num filme, ou seja, contextualizar o filme no prato, que pode ser que marcou pra mim, pra você, para todos, ou só pra ele, mas deixou uma marca. De qualquer forma, vamos ficar instigados a experimentar os pratos, tanto inspirados nos filmes que assistimos ou que nos motive a assistir o que não vimos. O que importa é vocês se deliciarem com o tempero, o aroma e o sabor da nossa gastronomia!

O Festival Gastronômico é realizado pela APRHOPE desde sua primeira edição e ainda conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Turismo do Estado, SICOOB, Banco do Nordeste, SENAC, SEBRAE e demais parceiros.

O evento será de 10 a 15 de Outubro. Antecipe sua reserva em uma das Hospedagens Associadas.

Clique no link abaixo e conheça os pratos criados para o 13º Festival Gastronômico e Cultural

E como diriam os irmão Lumière : Bon appétit !

Ascom APRHOPE