Coelba e Caixa selam acordo e contas voltarão a ser pagas nas lotéricas


Acabou o imbróglio entre a Caixa Econômica Federal e a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba): os consumidores poderão voltar a pagar as contas de energia nas casas lotéricas já a partir deste sábado (14). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Coelba.

O pagamento nas lotéricas foi suspenso no dia 1º de junho. As tentativas de negociação com a Caixa começaram em novembro de 2017. Havia um impasse em relação ao reajuste de 50,5% no valor da tarifa por fatura arrecadada. A decisão foi tomada no início da noite desta sexta-feira (13).

Desde que o pagamento nas lotéricas foi suspenso, a população sofre com as longas filas para o pagamento de contas de energias nos postos credenciados pela Companhia. A empresa anunciou a existência de 3.668 pontos para a quitação das faturas. Entretanto, o número de pontos não foi suficiente para atender a alta demanda.

Nessa semana, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) instaurou um inquérito civil para apurar a representação apresentada pelo Sindicato dos Lotéricos e Correspondentes Bancários do Estado da Bahia (Sinsloba) contra a Coelba. O sindicato afirma que a companhia não possui rede de atendimento suficiente para que a população possa efetivar os pagamentos das faturas.